9/17/2018

Podcast



O que é?
É um conteúdo em áudio disponibilizado via internet, geralmente de curta duração e com temas bem específicos. Permite a transmissão de palestras, debates, programas, entretenimento, etc. Pode ser acessado em qualquer equipamento e tem como objetivo otimizar o tempo das pessoas, isto é, pode ser ouvido enquanto se faz outra coisa como dirigir, por exemplo, sendo assim uma ferramenta de autoaprendizado
Exemplo:
Acessando ao link você vai ouvir um podcast publicado pelo Ministério da Educação intitulado: Pesquisadores de pós-doutorado e doutorado sanduíche podem ir à Áustria.

Por que utilizar na sala de aula?
Por que a sociedade na qual a escola está inserida protagoniza uma nova estrutura social e “(...). Para participar desta nova estrutura social, é preciso passar por uma nova alfabetização. (...).” (GÓMEZ, 2015, p. 21) Para isso é necessário que os alunos: “Em vez de consumidores passivos de conhecimento, os alunos (...)tornam-se produtores de conhecimentos, já que seus artefatos baseados em tecnologia são publicados na web (BENDER, WALLER, 2011; Cognition and Techonology Group at Vanderbilt, 1992a, 1992b; FERRITER; GARRY, 2010; ROTH; BOWEN, 1995; WILMARTH, 2010).” BENDER, 2014
Assim é importante a produção do artefato Podcast em sala de aula como afirma Bender, 2014.
“(...), os alunos que participam desse processo também aprenderão habilidades relacionadas à avaliação de evidências, à apresentação de um argumento eficaz e à interpretação de informações da internet ou de outras fontes. Essas são e continuarão a ser habilidades cruciais face ao mundo sobrecarregado de informações do século XXI.”

Quando utilizar?

  •  Pode ser utilizado na Aprendizagem Baseada em Problemas, como um artefato produzido pelos alunos. .


Onde utilizar?

  • Na sala de aula.
  • No laboratório de informática.


Como elaborar um Podcast :
1. Escolher um tema.
2. Conteúdo _ pesquise.
3. Elabore um roteiro: * Se identifique * Falar a data da publicação e o tema do podcast * Rápida introdução do assunto. * Falar o conteúdo que você preparou. * Preparar para o encerramento. * Encerrar * Agradecer a audiência.
4. Correção _ o professor da disciplina deverá corrigir para evitar possíveis erros.
5. Treinar _ grave várias vezes como treino e escute para autoavaliar-se.
6. Voz _ deve estar hidratada para isso beba bastante água.
7. Gravar
* Procure uma parte silenciosa da escola ou da sua casa. * Fale com calma e descontraído, pronuncie bem as palavras.
8. Software: são muitos os aplicativos de gravação de áudio que pode ser gravado
no celular ou no computador. Sugiro o Audacity que já temos em nossos computadores.
9. Edição: * Faça um backup do áudio. * No Audacity abra o áudio original. * Selecione todo o áudio e vá ao menu do software para aplicar os seguintes
ajustes necessários
10. Lista de sites que disponibilizam músicas e efeitos para seu projeto.

11. Publicar
https://on.soundcloud.com/creator-guide/podcasting

Para saber mais:



Bibliografia:
BENDER, Willian N.. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014. 159 p. Tradução: Fernando de Siqueira Rodrigues.
http://portal.mec.gov.br/www.brasilpodcast.com
http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35954
https://resultadosdigitais.com.br/blog/podcast/
https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-santi/educacao-e-tecnologia- o-poder-do-podcast-2/


PIM: Katia Monica Verdim Eggert

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criador de Cruzadinha

O que é? É um site para criação de cruzadinhas. Ele permite criar uma cruzadinha com no máximo 15 palavras  com até 14 caracteres e a d...